Notícias

BIRDWATCHING: VIVÊNCIAS PARA OBSERVAÇÃO DA AVIFAUNA

O projeto Pescadores de Histórias, em uma parceria entre o ISAC-VP e a Petrobras, vem ao longo dos últimos dois anos desenvolvendo vivências embarcadas com crianças e jovens da comunidade.

A observação de pássaros é uma atividade que vem se consolidando em diversos municípios do Brasil como possibilidade para o desenvolvimento do turismo local, sendo também uma importante ferramenta para atividades de Educação Ambiental. Nesse período foram realizadas 16 expedições nos rios e manguezais de Cubatão, envolvendo aproximadamente 320 participantes.

A avifauna do manguezal pode ser observada por toda área do estuário, tem diversas cores e formas, emitem diferentes tipos de vocalização, além da plasticidade de seus voos que encantam a quem tem a possibilidade de observá-las. Para a prática da atividade o Instituto disponibilizou o acompanhamento de biólogos, embarcação, um “Guia de Aves Costeiras” fornecido pelo parceiro institucional do projeto, a Editora Naturalista por meio de seu programa Educacional Pequeno Guarda-Parque e até binóculos. Estima-se que já sejam aproximadamente cerca de 50 mil observadores no país.

O Brasil abriga uma incrível diversidade de pássaros, sendo um local de grande potencial para a prática e desenvolvimento da atividade, que envolve uma cadeia de negócios por meio da aquisição de equipamentos, contratação de guias locais, hospedagem, alimentação entre outros. Nesse contexto, por meio do Pescadores de Histórias, o ISAC-VP vem se destacando no protagonismo na região Baixada Santista, trazendo esse tema tão importante para o cenário atual.