Notícias

BOLETIM DIGITAL PESCADORES DE HISTÓRIAS – ABRIL-MAIO / 24

O PROJETO

Desenvolvido pelo Instituto Sócio Ambiental e Cultural da Vila dos Pescadores – ISAC-VP, em parceria com a PETROBRAS, o PESCADORES DE HISTÓRIAS é um projeto que une educação, artes, meio ambiente e geração de renda, para oferecer à comunidade da Vila dos Pescadores, crianças e adultos, oficinas e vivências que ajudarão no seu desenvolvimento, sempre respeitando toda a biodiversidade que nos entorna no bairro da Vila dos Pescadores.

 

VIDEO EM DESTAQUE

O video  de curta metragem “E se Jesus nascesse no mangue?” foi selecionado na Mostra Humanidades de Curtas-metragens (não competitiva), uma das seis mostras do 10º Santos Film Fest – Festival de Cinema de Santos – Brasil, dentre cerca de 700 filmes inscritos, e também na primeira seleção da 3ª edição do Frome International Climate Film Festival (Reino Unido).

“E se Jesus nascesse no mangue?” foi produzido pelo ISAC-VP E teve a participação de alunos do curso de cinema e profissionais do projeto Pescadores de Histórias, com roteiro e direção do professor Carlos Oliveira. O curta traz a história do nascimento de Jesus para os dias atuais, com locações na Vila São José e na Vila dos Pescadores.

SINOPSE: O Menino Jesus nasce em meio às raízes e a lama do mangue da Vila dos Pescadores e recebe espécimes vivos da fauna e flora do mangue como presentes dos Três Reis Magos. Seu nascimento traz esperança por uma preservação urgente e essencial do nosso meio ambiente e de toda a natureza do planeta.

 

RECICLA MAIS

No dia 25 de maio, a ABC Marbas, em parceria com a Petrobras, realizou o “Festival Recicla+” no Parque Anilinas. O evento tem como objetivo divulgar o projeto Recicla+ Comunidade, que promove a troca de materiais recicláveis por mantimentos e unir a arte, cultura, informações para toda comunidade, com um dia cheio de atrações e diversões e nós, do Pescadores de Histórias, fomos convidados a participar do evento, onde tivemos a oportunidade de apresentar nosso projeto.

Durante o evento, realizamos uma amostra com um desfile de moda das alunas do curso da “Costura Criativa”. A “Costura Criativa” consiste na transformação de roupas que seriam descartadas em peças novas, demonstrando a união entre sustentabilidade e criatividade, com potencial comercial e incentivo ao empreendedorismo.

 

FESTIVAL VIDA NO MANGUE UNIRÁ MEIO-AMBIENTE, CULTURA, MODA, EMPREENDEDORISMO E TRADIÇÃO

No final do mês de junho, será realizado o Festival Vida no Mangue, na Vila dos Pescadores, em Cubatão. O evento, organizado pelo Instituto Socioambiental e Cultural da Vila dos Pescadores, ISAC-VP, contará com diversas apresentações musicais e ações do projeto Pescadores de Histórias como a inauguração do Ateliê da Maré com salas voltadas para a formação e prática da costura e o lançamento da marca de moda Uçá (uçá é uma espécie de caranguejo, comum em regiões de mangue) e as mostras de meio-ambiente, teatro e cinema e desfile de roupas e acessórios de costura criativa.

Seguindo o programa, haverá também a tradicional Festa dos Pescadores, com a procissão de barcos, missa e a benção dos anzóis. Ainda, durante os três dias, barracas de quermesse, com comidas e brincadeiras típicas das festas juninas, farão a alegria do público.

Os preparativos seguem em ritmo acelerado, por toda a equipe, para deixar tudo nos “trinques”!

 

BIRDWATCHING: VIVÊNCIAS PARA OBSERVAÇÃO DA AVIFAUNA

O Pescadores de Histórias, vem ao longo dos últimos dois anos desenvolvendo vivências embarcadas com crianças e jovens da comunidade.

A observação de pássaros é uma atividade que vem se consolidando em diversos municípios do Brasil como possibilidade para o desenvolvimento do turismo local, sendo também uma importante ferramenta para atividades de Educação Ambiental. Nesse período foram realizadas 16 expedições nos rios e manguezais de Cubatão,

A avifauna do manguezal pode ser observada por toda área do estuário, tem diversas cores e formas, emitem diferentes tipos de vocalização, além da plasticidade de seus voos que encantam a quem tem a possibilidade de observá-las. Para a prática da atividade o Instituto disponibilizou o acompanhamento de biólogos, embarcação, um “Guia de Aves Costeiras” fornecido pelo parceiro institucional do projeto, a Editora Naturalista por meio de seu programa Educacional Pequeno Guarda-Parque e até binóculos. Estima-se que já sejam aproximadamente cerca de 50 mil observadores no país.

O Brasil abriga uma incrível diversidade de pássaros, sendo um local de grande potencial para a prática e desenvolvimento da atividade, que envolve uma cadeia de negócios por meio da aquisição de equipamentos, contratação de guias locais, hospedagem, alimentação entre outros. Nesse contexto, por meio do Pescadores de Histórias, o ISAC-VP vem se destacando no protagonismo na região Baixada Santista, trazendo esse tema tão importante para o cenário atual.