Desenvolvido pelo Instituto Sócio Ambiental e Cultural da Vila dos Pescadores – ISAC-VP, em parceria com a PETROBRAS, o PESCADORES DE HISTÓRIAS é um projeto que une educação, artes, meio ambiente e geração de renda, para oferecer à comunidade da Vila dos Pescadores, crianças e adultos, oficinas e vivências que ajudarão no seu desenvolvimento, sempre respeitando todos os seres vivos no seu entorno.
ÚLTIMOS DETALHES
Janeiro foi o mês do acerto dos últimos detalhes para o início das atividades do PESCADORES DE HISTÓRIAS com os alunos. Foram reuniões com a equipe do ISAC-VP, com representantes da PETROBRAS, com fornecedores e com vários colaboradores locais. Tudo para que as crianças pudessem contar com uma estrutura mais que adequada e todos os suprimentos que serão utilizados durante as oficinas.
62º COMITÊ COMUNITÁRIO DA RPBC
Dia 25 de janeiro, o ISAC-VP, juntamente com outras entidades de Cubatão, participou do 62º COMITÊ COMUNITÁRIO DA REFINARIA PRESIDENTE BERNARDES – CUBATÃO, realizado no auditório da empresa. No encontro, a PETROBRAS apresentou um balanço das operações do último ano bem como algumas ações previstas para 2023. Vários representantes das ongs também se manifestaram com questionamentos e comunicados.
O ISAC-VP, entretanto, teve um tempo próprio destinado à apresentação do projeto PESCADORES DE HISTÓRIAS pela presidente do instituto Marly Vicente e pela coordenadora geral Milena Ramires.
APOIO AO PROJETO
Em ação de apoio ao projeto, o ISAC-VP se beneficiou do programa BRINCANDO NAS FÉRIAS para impulsionar as inscrições ao PESCADORES DE HISTÓRIAS. O BRINCANDO NAS FÉRIAS é realizado nos fins de semana, durante o período das férias escolares. São organizadas brincadeiras de rua e fornecidos lanches e gostosuras para a alegria e deleite da criançada, tudo em áreas abertas e reservadas na Vila dos Pescadores.
O INÍCIO DAS ATIVIDADES
Depois de muita expectativa por parte de toda a equipe do ISAC-VP e colaboradores do projeto, dia 26 de janeiro foi dado o início das oficinas para crianças e adolescentes, de Meio Ambiente e Teatro, e juvenil, de Meio Ambiente e Cinema.
Audiência lotada de crianças e jovens curiosos e cheios de energia, ávidos por novas experiências e conhecimentos. “Além da construção do conhecimento ao longo das oficinas de reflexão e vivências em campo, o compromisso de se conectar com os alunos está criando uma esperança de ter futuras gerações mais sensíveis às pautas ambientais e engajadas com práticas sustentáveis”, afirma Alexandre Francisco Marcucci Sanches, professor de Meio Ambiente do projeto.