Notícias

BOLETIM DIGITAL PESCADORES DE HISTÓRIAS – Maio-Junho/23

Desenvolvido pelo Instituto Sócio Ambiental e Cultural da Vila dos Pescadores – ISAC-VP, em parceria com a PETROBRAS, o PESCADORES DE HISTÓRIAS é um projeto que une educação, artes, meio ambiente e geração de renda, para oferecer à comunidade da Vila dos Pescadores, crianças e adultos, oficinas e vivências que ajudarão no seu desenvolvimento, sempre respeitando todos os seres vivos no seu entorno.

 

EM MAIO, INSCRIÇÕES PARA NOVAS TURMAS

Foram abertas as inscrições para as segundas das oficinas de Meio Ambiente, Cinema e Teatro para as crianças. Mas nem precisou de muito tempo para encerrar as matrículas. Foram 80 vagas no total, para crianças e adolescentes entre 7 e 14 anos, em contraturno escolar, moradores da Vila dos Pescadores.

 

NO KAOS

Ainda em maio, nossos alunos foram convidados a assistirem a peça Dom Quixote, em cartaz no Teatro do Kaos, em Cubatão. Uma história clássica, contada de um jeito muito especial e que, com certeza, fará parte da lembrança da criançada.

 

SAÍDAS EM CAMPO

Seguem os passeios educacionais monitorados, as chamadas saídas de campo, para reconhecimento das espécies de animais e plantas estudados e para valorização do aprendizado. Mas para a criançada, é sempre uma festa!

Sobre esta saída de campo: mangue é a vegetação do manguezal (árvores mais comuns de serem observadas: mangue branco, preto e vermelho), além da marisma. Manguezal é o ecossistema de transição entre o ambiente terrestre e estuarino (encontro da água doce e salgada), e compreende a fauna (como caranguejos, mariscos ou mexilhões, ostras, aves como o guara vermelho, biguá, garça branca e azul, colhereiro e até macacos na copa das árvores), flora e ambiente físico (lamoso).

 

1ª MOSTRA DE MEIO AMBIENTE E ARTES

Foi com muito orgulho e entusiasmo que a equipe do Pescadores de Histórias e os alunos de Teatro, Cinema e Meio Ambiente se apresentaram para a comunidade, com a formatura do primeiro módulo, dia 3 de junho, na UME Pará, na Vila dos Pescadores. Tivemos encenação teatral, mostra de vídeos de curta-metragem (“Sobre a Maré” e “Alice na Vila Encantada”), exposição de peças de costura criativa e apresentação de um balanço das atividades do projeto para os moradores do bairro. Tudo acompanhado com muita atenção pelos pais e colaboradores. Uma grande alegria com promessa de que vem muita coisa boa pela frente.