Notícias

VIVÊNCIAS EM MEIO À NATUREZA MARCAM PROJETO

Saídas a campo, com visitas à parques ecológicos, a um centro de pesquisa ambiental e navegação por rios de Cubatão, sempre impressionam as crianças do Pescadores de Histórias.

Durante os módulos, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o Parque Estadual Xixová-Japuí, o Núcleo Itutinga-Pilões, do Parque Estadual da Serra do Mar, e o Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente – CEPEMA/Poli/USP, além de participar de passeios de barco pelo Rio Cubatão e conhecer de perto o ecossistema do manguezal.

A natureza faz a sua parte e encanta nosso público, seja pelas belezas de formas e cores ou pelas curiosidades das várias espécies de seres vivos presentes nesta parte da Mata Atlântica, deixando mais claro a importância dos cuidados que devemos ter para protegê-la.

O meio ambiente é parte fundamental de nossos estudos e, dessa forma, valorizamos ainda mais assuntos como sustentabilidade e preservação de toda a fauna e flora local.

E basta observar também a alegria nos rostos da criançada para perceber o sucesso que estas atividades têm entre eles.

 

PARQUE ESTADUAL XIXOVÁ-JAPUÍ: Localizado entre São Vicente e Praia Grande, na Baixada Santista, o Parque Estadual Xixová-Japuí é um fragmento de Mata Atlântica que recebe milhares de visitantes todo ano. Criado em 1993, seus 900 hectares preservam biomas como o ecossistema marinho, costão rochoso, praia arenosa, mata de restinga e mata de encosta. A Trilha do Curtume permite observar características de Mata Atlântica em matriz urbana, além de uma construção de 1914 que curtia couro de gado e chegou a levar o título de melhor couro do mundo! Entre outros atrativos do parque, também estão o Forte Duque de Caxias de Itaipu, conhecido como a Fortaleza de Itaipu, a pedreira, as bicas e a área marinha. Em sua fauna, podem ser encontradas borboletas, bichos-preguiças, tartarugas marinhas, jacus, morcegos, trinta-réis, e, na flora, podem ser vistas embaúbas, bromélias, figueiras e ainda espécies ameaçadas, como palmitos-juçara, caxetas, paus-brasil, canelas.

 

NÚCLEO ITUTINGA-PILÕES: O Núcleo Itutinga-Pilões foi criado pela incorporação das antigas Reserva Estadual da Serra do Mar, Reserva de Rio Branco-Cubatão e Reserva de São Vicente ao Parque Estadual da Serra do Mar, no ano de 1977.

A área do núcleo compreende 43,8 mil hectares de extensão e abrange os municípios de Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, São Bernardo do Campo, Santo André, São Paulo e Mogi das Cruzes.

Curiosamente, o nome Itutinga-Pilões, é composto por uma palavra de origem tupi guarani (i = água; tu = fazer barulho, tina ou tinga = branco) e grega (pylon = portal) e significa “Portal da Água Branca Murmurante”, uma referência ao grande número de águas que caíam do alto – ou das cachoeiras – existentes na região.

O núcleo guarda tesouros históricos e arqueológicos como a primeira manifestação de arte rupestre no litoral paulista, as ruínas do primeiro povoado de Cubatão, a Usina de Itatinga em Bertioga e a Vila de Paranapiacaba em Santo André e é repleto de trilhas e cachoeiras. Tudo em meio às belezas da fauna e flora da Mata Atlântica.

 

CEPEMA: O Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente – CEPEMA, da Universidade de São Paulo, dedica-se, desde 2006, ao desenvolvimento de diversas pesquisas voltadas à solução de problemas ambientais, de estudantes de pós graduação em conjunto com os setores público e privado; isso além de oferecer para a comunidade palestras, cursos e atividades focados na educação ambiental. O centro atua em pesquisas relacionadas à água, ar, solo, biodiversidade, química verde, saúde e gestão ambiental.

Os prédios e instalações, localizados em Cubatão (SP), foram construídos pela Petrobrás. São compostos por 4,5 mil metros quadrados, com 6 laboratórios altamente equipados, viveiro, centro de triagem de animais, salas de aula, biblioteca, além de um auditório com capacidade para 120 pessoas.